Clube das Esmaltadas » Blog Archive Esmaltes hipoalergênicos
01
abr
Alergia a Esmaltes + Esmaltes hipoalergênicos

Olá, Esmaltadas!

Resolvi criar este post porque acho que ainda se fala muito pouco sobre o assunto. Dia desses a Nanda me mostrou um post que ela fez (este aqui) com uma lista das marcas que são 3free e achei tão legal que pedi para passar a informação adiante.

Alergia é uma coisa séria, é uma reação do nosso corpo à alguma substância que ele considera estranha. Essa sensibilidade pode ser a qualquer coisa, como esmalte, ácaros, leite, glúten e até ao frio como eu =)

A alergia mais comum aos esmaltes é de 3 substâncias, formol (formaldeído), tolueno e dibutilfatalo (DBP). Mas como os esmaltes são uma mistura de componentes, há quem tenha alergia a outras coisas, como corantes e até ingredientes que nem imaginamos. A forma de descobrir se você é alérgica ou não é consultando um médico e fazendo o teste de alergia, só assim você saberá quais substâncias você é alérgica. Aqui no blog, nenhuma de nós 4 tem alergia aos esmaltes.

O mercado dos esmaltes vem evoluindo bastante nesse ponto, se pensarmos que há dois ou três anos atrás só existiam algumas marcas e que as cores eram as mais comuns e feias, hoje até que está um pouco melhor. Ainda precisa melhorar mais, mas as alérgicas já podem aproveitar melhor o mundo dos esmaltes.

Separei para vocês as marcas nacionais que são 3free ou que possuem linha de hipoalergênicos.

Esmaltes HIpo 11

Alta Moda Alfaparf : Todos os esmaltes da marca são 3free, ou seja, livres de tolueno, formaldeído e DBP.

Anita: Possui uma linha de esmaltes 3free livres de tolueno, formaldeído e DBP.

Avon: A marca finalmente trouxe ao Brasil a linha Nailwear Pro, que já existia lá fora com cores lindas. A linha é livre de formaldeído, tolueno, DBP e resina tosilamida/formaldeído. Só achei que o preço poderia ser mais camarada.

B.U: A marca que é da Órion Cosméticos, fabricante dos Big Universo, é livre de tolueno, formaldeído e ftalatos.

Colorama: A Colorama não tem em sua fórmula tolueno e formaldeído, exceto a linha Única Camada.

Esmaltes Hipo22

Derma Nail: Todos os esmaltes são livres de tolueno, formaldeído, DBP, cânfora e cobalto.

DNA Italy: Reformulou seus vidrinhos e as últimas coleções foram lançadas livres de formaldeído, tolueno e DBP, como a Dream e a Metal Shot.

Dote: A marca reformulou a fórmula dos seus esmaltes e a partir de março de 2015 passaram a ser livres de dibutilftalato, Tolueno, Bisfenol, Cânfora e Resina de Formaldeído

Ellen Gold: A marca não tem site, mas existe uma linha deles que é hipoalergênica, livre de tolueno, formaldeído e DBP.

Granado: Todos os esmaltes da marca não contém tolueno, formaldeído, DBP, parabeno e cânfora.

Esmaltes Hipo33

Hits: Algumas coleções da Hits não são 3free, mas a partir de 2014 as coleções passaram a ser todas livres de formaldeído, DBP e tolueno. Dá pra conferir aqui quais são e quais não são.

Impala: A Impala tem uma linha de esmaltes que é livre de tolueno, formaldeído e parabeno. Porém, os últimos lançamentos da marca já estão sendo lançados sem as substâncias. Assim como a Risqué, vale ficar de olho nos rótulos para saber.

Koloss: Todos os esmaltes são livres de tolueno, formaldeído e DBP.

L’Apogée: Lançaram uma linha 3free, que é livre de tolueno, formaldeído e DBP. A linha Shine também é 3free.

La Femme: Entrando em contato com a marca descobri que a  linha de holográficos e os carimbos preto e branco são livres de tolueno, formaldeído e DBP.

Esmaltes Hipo44

Latika: Até então eles não eram hipo, mas a Latika lançou uma linha 3free que é livre de tolueno, formaldeído e DBP.

Ludurana:  Todos os esmaltes da marca são livres de tolueno, formaldeído e DBP. Eles também tem outras marcas que seguem na mesma linha, D’LuFullColor Futurama

MakeB: Todos os esmaltes da linha MakeB do Boticário são livres de tolueno, formaldeído e DBP.

Mohda: Possui uma linha chamada Free que é livre de tolueno, formaldeído e DBP.

Esmaltes Hipo55

Penélope Luz: Todos os esmaltes da Penélope são livres de DBP, formaldeído e tolueno.

Risqué: A partir de agosto de 2014 a Risqué reformulou todos os esmaltes (todos mesmo!) e eles agora são hipo livres de Tolueno, Formaldeído e DBP.

Sadok: Todos os esmaltes são livres de tolueno, formaldeído e DBP.

Top Beauty: Possui a linha Sensitive que é livre de formaldeído, tolueno e DBP.

Up Colors: Possuem uma linha chamada 0% em que os esmaltes são livres de tolueno, formaldeído e DBP.

Já para os importados, existe uma lenda de que todo esmalte importado é livre das 3 substâncias. Mas a verdade é que não é bem assim não. Marcas como a OPI, Essie e China Glaze podem conter mica e resina de formaldeído, então é sempre bom ficar de olho também. Como são muitas achei melhor não listar aqui, mas o LPE fez um post onde elas citam algumas.

Espero que esse post ajude as meninas que são alérgicas e até as que não são, mas querem evitar as substâncias.

Juro que me impressionei com a quantidade de marcas nacionais que já trabalham ou possuem uma linha 3free. Eu sei que isso ainda é o começo, que sonhamos com o dia em que todos os esmaltes serão livres dessas substâncias, mas é bom ver como as marcas andam se mexendo. Só não vale cobrar 3x mais só porque é 3 free hein? Estamos de olho!

Beijos!

Comentários via Facebook






24 Comentários


Liana @ 01.04.2014

Parabéns pelo post! Assunto muito importante.

(Responder)


Maria Ribeiro @ 01.04.2014

Amei o post….. Apesar de não ser alérgica, procuro dar preferencia aos 3 free….. Tive problema uma única vez, com uma base da colorama, depois disso, nunca mais…. Mesmo usando produtos que não são 3 free…. Mas adorei conhecer essa lista e ver quais são livres das substancias que tanto podem nos fazer mal….
Beijos!!!!!!!!!!!

(Responder)


Adorei o post meninas 🙂

(Responder)


Elaine Cristina @ 01.04.2014

Muito bom o post, parabéns!
Melhor ainda é ver a indústria brasileia entrando no mercado hipo com tudo!!

(Responder)


Ju Balbino @ 01.04.2014

Adorei o post (Y) e realmente, quando eu voltei ao vício, não tinha quase nada hipoalergênico, era apenas as linhas da Risqué e Impala e os esmaltes da Argento…

bjos

(Responder)


Maria helena @ 03.04.2014

Adorei o post e concordo que todas as marcas deveriam ser 3 free sem cobrar mais por isso.

(Responder)


Nanda @ 10.04.2014

Realmente… a gama de esmaltes nacionais 3free aumentou muito. Minha mãe tem alergia e me lembro que há uns 20 anos atrás, minha mãe tinha que comprar uns importadinhos que eram os olhos da cara e só tinham cores bizarramente feias. Hoje em dia temos muita opção, cores lindas e preços variados, para todos os bolsos, acho isso muito legal!
Que bom que nenhuma de vcs tem alergia, mas fiquem mesmo de olho, a alergia aparece em qualquer momento da vida, não necessariamente com algum motivo aparente. Segundo o alergista que eu fui, pode ter sido excesso de exposição aos componentes… e não tem cura, uma vez desenvolvida a intolerância, ela só piora com a exposição.

Beijos,
Nanda do Maquiada & Esmaltada

(Responder)


Ashtar @ 27.05.2014

poxa, muito obrigada por listar tantos esmaltes sou alérgica e preciso me atualizar… às vezes, umas marcas não existem na minha cidade, mas as opções estão aumentando! que bom, que bom! 🙂

(Responder)

Nunih Reply:

@Ashtar, Siiiim, muito bom que as marcas tem investido né? Espero que logo logo mais marcas entrem nesse universo dos hipo.
Bjs

(Responder)


Loen Fragoso @ 28.06.2014

Preciso te agradecer MUITO por esse post. Eu não sabia que tantas marcas “comuns” já estavam fazendo esmaltes livres das toxinas alergênicas e isso vai facilitar muito a minha vida! Principalmente porque amo os esmaltes da Colorama, por exemplo, e agora vou poder usar sem medo. Brigada!!!

(Responder)

Nunih Reply:

@Loen Fragoso, Quem bom saber que esse post ajudou você! Vou tentar manter ele sempre atualizado das marcas que vão investindo em fórmulas hipos.
Beijos!

(Responder)


carolzinha @ 12.07.2014

Único problema é que as vezes não se consegue ler o rótulo direito. Eles fazem uma letra tão minúsculas e as vezes borrada, que chego a conclusão que só pode ser de propósito exatamente pra gente não saber o que tem ou não. Hahaha

(Responder)

Nunih Reply:

@carolzinha, hahuahuahuahua com certeza sim! Bota uma lupa na bolsa pra ficar olhando hauahua

(Responder)


Sumaya Hermann @ 07.03.2015

Eu descobri alergia do cobalto, mas não encontrei a informação em lugar algum nos rótulos e o único que menciona isso na lista é o Dermanail. Todos os outros tem ?

(Responder)

Nunih Reply:

@Sumaya Hermann, Eu acredito que se na composição não está relacionado é porque não contém, ou seria um erro gravíssimo da marca, visto que pode causar alergia. Tens que ver se não aparece como outro nome, alguns componentes as vezes tem nomes diferentes quando aparecem na composição.
As informações que colocamos nos posts foram todas pegas das próprias marcas, mas nem todas relacionam todos os componentes que não possuem, enfim, sempre é bom ficar de olho nos rótulos
Bejos

(Responder)


Magnólia da Hora @ 21.07.2015

Parabéns! Foram anos sem pintar unha! Comecei com Make B e agora uso tb o Risqué. Este já apresenta um pouco da alergia ainda. Mas vou testar outros tb. Me ajudem postando sempre novidades no assunto, pois adoro uma unha bem arrumada. O assunto é de suma importância.

(Responder)


Cris @ 09.10.2015

Amei!! Sou alérgica a formaldeído, resina tosilamida de formaldeído, anilina, parabeno, tolueno e por aí vai… rs. Dificil achar um esmalte que eu possa usar. Mas como sou louca por esmaltes, estou sempre a procura!

(Responder)

Nunih Reply:

@Cris, Oi Cris!!
Nossa que triste ter tanta alergia assim, deve ser mega difícil achar esmaltes que possam ser usados né.
Espero que tenha ajudado esse post =D
Bejos!

(Responder)

Nome Reply:

Tb tenho alergia… Quais marcas vc usa?

(Responder)

Cris Reply:

@Nome, Eu uso mais os da Avon, aquela linha 4 free e agora também tem a linha 5 free em gel que eu não dei alergia. Todos os da linha Hits agora são 4 free e eu posso usar desse também. Além desses também tenho da Sinful Colors e Maybelline. Atenção, o Risqué agora é hipoalergênico, mas MESMO ASSIM eu dei alergia, mesmo o esmalte sendo hipoalergênico eu olho os rótulos pra ver as substâncias que têm. Beijos.

(Responder)

Priscila Reply:

@Cris, Cris, boa noite, descobri tb que sou alérgica a resina tosilamida formoldeido, em relação as bases quais vc usa? Obgd


Gilson Silva @ 19.05.2016

Muito boa a matéria inclusive a Derma Nail é 4 Free e todos os esmaltes são dermatologicamente testados e aprovados dando muito mais segurança e resultados positivos, Deixando suas unhas mais bonitas e tratadas e mais agora eles lançaram um removedor de esmaltes sem acetona. Muito bom. Vale a pena conhecer.

(Responder)


Susana @ 07.08.2016

Meninas estou com um problema, sou celíaca e não acho um esmalte sem glúten no Brasil! Somente no exterior duas marcas, a Gabriel cosmetics, mineral fusion e acquarella, todos caros. Alguém pode me ajudar, quero tanto pintar as unhas…

(Responder)


regina reluz @ 18.11.2016

adorei o post, apesar de ter salão de beleza ,uma cliente veio fazer as unhas no meu salão e queria saber do esmalte latika se era hipoalérgico busquei no google e caiu aqui adorei!!!

(Responder)