Clube das Esmaltadas » Blog Archive Dúvidas sobre compras internacionais - Clube das Esmaltadas
28
ago
Dúvidas sobre compras internacionais

Olá, Esmaltadas!

Sempre que mostramos aqui esmaltes importados, surgem muitas dúvidas de como comprar, onde comprar, etc. Estou preparando um post com uma lista de lojas, mas antes de colocar ele no ar, vamos a uma série de informações super úteis para quem quer se aventurar nas compras internacionais.

Eu fiz um post super completo em como utilizar o PayPal, está aqui, lá tem todas as informações de como abrir uma conta e tudo mais.

As compras feitas com o PayPal são descontadas na próxima fatura do seu cartão de crédito em uma parcela apenas. Sobre todas as compras que são feitas em sites internacionais com outra moeda, é cobrado o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) de 6,38% do valor da sua compra (produto +frete) em reais.

Aí na sua fatura já vem tudo convertido e bonitinho, valor em reais – baseado no valor do dólar turismo (dependendo da operadora do cartão, pode ser que a cotação seja do dólar comercial, mas na maioria é o turismo) do dia do fechamento da fatura – e valor do IOF..

Pra quem quiser acompanhar a cotação do dólar, eu sempre olho nesse site aqui.

Em várias lojas vocês vão ter a opção de escolher o tipo de frete, para deixar claro cada um deles vou listar aqui:

– First Class: É o tipo de frete mais barato, não tem rastreio. Você até pode receber um código da loja, mas esse código não é rastreável no sistema dos Correios no Brasil, então você senta e reza para que ele chegue e nem adianta reclamar da demora porque não tem como saber onde o pacote está. Normalmente demora de 20 a 60 dias, mas já tive pacotes que levaram mais de 3 meses. Sempre usei esse frete e até hoje só tive uma encomenda perdida, mas nem era muita coisa.

 Priority Mail: O valor é mediano e ele tem rastreio. Normalmente demora menos para chegar, mas não é garantia porque essa coisa de entrega varia muito. Recomendo esse tipo de frete pras locas que precisam saber onde o pacote está ou para quem está começando agora nas compras internacionais, dá pra se sentir mais segura com ele e também tem um ótimo custo x benefício.

– Express Mail: É o frete mais caro, mais rápido e mais seguro, já tive pacotes que chegaram em UMA SEMANA! Mas tem um porém, 99% são taxados! Se você quer muito, urgente, pra ontem uma compra, se joga nesse frete, mas tenha em mente que será taxada.

– Transportadoras (courier): São fretes enviados por empresas como a DHL e a FedEx, mas esse tipo de serviço SEMPRE será cobrada a taxa, pois as empresas pagam a taxa e te repassam, essa informação consta no site da Receita Federal “no caso de utilização de empresas de transporte internacional expresso, porta a porta (courier), o pagamento do imposto é realizado pela empresa de courier à SRF”. O valor cobrado é imposto de importação (60% do valor da compra + frete), mais ICMS, taxa da Infraero e taxa administrativa da transportadora. Estão isentos somente os livros.

Muita gente reclama do tempo que demora para uma encomenda chegar. Vamos entender o porque. Sua encomenda sai do país de origem e vem para o Brasil de avião ou de navio, só aí já vai quase uma semana ou mais, dependendo da forma como ela vem.

Aqui ela chega e vai para a base da Receita Federal onde passa pelo raio-x e até fiscalização manual quando suspeitam de algo ilícito (por isso algumas encomendas são abertas), esse trâmite na RF pode demorar uma semana, duas ou até meses, dependendo da época do ano (final de ano é um inferno), pois a quantidade de encomendas é muito superior à quantidade de fiscais da Receita. Depois dela ser liberada, com taxa ou sem, vai para os Correios, fazerem a entrega.

A loja que você comprou não tem culpa se a nossa Receita Federal é tão demorada assim, então tenha calma e paciência, e para as apavoradas de plantão, sempre peguem um frete com rastreio para ver onde o seu pacote está. E também se quiser reclamar com os Correios, porque pacote sem rastreio, nem adianta tentar.

A tributação em cima de produtos importados é uma lei, mas como toda lei no Brasil, existem problemas na fiscalização e é por isso que acontece de, muitas vezes, não sermos taxadas.

A tributação é de 60% do valor total do item (produto + frete) e em alguns estados ainda há uma taxa estadual (ICMS). Sempre calculo o imposto nesse site aqui, super útil! O valor total do item será aquele declarado pela loja na hora do envio.

Algumas lojas e vendedores do ebay declaram como gift e colocam o valor abaixo de $50, isso normalmente não dá problemas, mas se acontecer de um pacote desses cair na malha fina e o fiscal achar que o valor declarado está errado, além de pagar a taxa sobre o valor do produto ainda tem a multa por tentativa de fraude (é…). Em casos mais graves a encomenda é até apreendida, mas como compramos poucas coisas não é o nosso caso. Então é um risco declarar valor inferior.

Estão isentos de taxas, segundo o site da Receita Federal, somente:

  1. Remessas no valor total de até US$ 50.00 (cinquenta dólares americanos) estão isentas dos impostos, desde que sejam transportadas pelo serviço postal, e que o remetente e o destinatário sejam pessoas físicas;
  2. Medicamentosdesde que transportados pelo serviço postal, e destinados a pessoa física, sendo que no momento da liberação do medicamento, o Ministério da Saúde exige a apresentação da receita médica.
  3. Livros, jornais e periódicos impressos em papel não pagam impostos (art. 150, VI, “d”, da Constituição Federal);

Ou seja, qualquer coisa fora disso deveria ser taxada.

Alguns produtos são mais fáceis de serem taxados, como eletrônicos e produtos de informática, são quase certeza de que serão taxados. Encomendas maiores em pacotes grandes também tendem a ser taxadas, o tamanho maior chama a atenção dos fiscais, além do tipo de frete.

Então sempre levem em conta o valor dos tributos quando forem comprar algo, se forem taxadas vocês estão preparadas, se não forem, melhor ainda.

  • Fui taxada e agora?

Se o seu frete tem rastreio você irá ver logo de cara que foi taxada, pois aparece no rastreamento assim  XX TRIBUT XX, se aparecer Em trânsito para RFB – TRIBUTADO – EMISSÃO NTS quer dizer que a nota foi para a análise e você será tribuitada.

Quando somos tributadas, chega em nossa casa um aviso dos Correios dizendo que você tem uma encomenda para ser retirada na Agência X e o valor a ser pago é Y e você tem até tal data para retirar. Com esse papel em mãos, o dinheiro e um documento seu com foto, você vai até a agência, paga o imposto e retira a encomenda.

Ah, mas eu não concordo com o valor taxado. Beleza, na agência dos Correios eles tem um formulário onde você irá preencher pedindo reavaliação e irá apresentar as “provas” do quanto você realmente pagou, são cópias do pagamento no PayPal, do anúncio na loja, da fatura do seu cartão, enfim. Preenchido isso e anexadas as provas, vai voltar para a Receita Federal que irá analisar e pode ou não rever o seu tributo. Acho que só vale a pena se o valor tributado estiver muito além do que deveria ser. Uma vez cheguei a recorrer o valor tributado, pois era para ser cobrado em cima do valor de $100 e eles cobraram como se o valor fosse $300, aí recorri e ganhei, mas demorou no processo todo um mês.

Você também pode recusar o recebimento do pacote tributado, nesse caso você não paga o imposto e a encomenda volta para o remetente. Por isso sempre olhem a política de desistência de cada vendedor ou loja.

As lojas não tem culpa da tributação, nada de ficar pedindo reembolso para elas. É uma lei do nosso país, se você quer importar produtos se adeque a essas regras, afinal ser taxado é regra e não exceção. Esse tipo de reclamação só traz problemas, pois as lojas e vendedores do ebay deixam de entregar no Brasil por ter esse tipo de reclamação.

Para quem quiser se aprofundar mais no assunto, ou quiser ler mais sobre o tema, vou deixar uns links de post super bacanas:

Post no Atmosfera Glamour

Post no E aí Beleza?

Post no Pop Topic

E também os links das ferramentas que comentei no texto.

Calculadora de imposto

Conversão de moedas

Se alguém tiver alguma dúvida, deixe nos comentários que eu tento responder.

Beijos

Comentários via Facebook






27 Comentários


julia♥♥♥ @ 28.08.2012

obrigado!me ajudou muiiito!!!

(Responder)


Mariana @ 28.08.2012

Ajuda muito pra quem faz compras de fora!
Muito bom o post e parabéns pelo trabalho que você teve!
Beijo

(Responder)

Nunih Reply:

@Mariana, Obrigada!
Espero que ajude alguém =P

(Responder)


Raph4 @ 28.08.2012

Great job, baby ;D

(Responder)

Nunih Reply:

@Raph4, x)
Thanks pela ajuda!

(Responder)


Rary @ 28.08.2012

Amei o post! Muuuuito bom! Deu pra tirar todas as dúvidas.
Parabéns Nunih!

Agora vou esperar ansiosamente a lista de lojas e possíveis vendedores! Sempre tenho dúvidas na hora de saber se é confiável ou não.

beijos

(Responder)


Anna Lê @ 28.08.2012

Muito bem explicado !! Obrigada por esse post ! 😉

Bjo !!

(Responder)


Mayb @ 28.08.2012

Ficou MARA! aRRasouuuuuuu gatenha!

Beijos

(Responder)


Huiana @ 28.08.2012

Mto bom o post… não gosto mto de compras internacionais…
Geralmente, quando quero algo peço pro meu namorado ou pro meu irmão, eles já tem a manha. rsrs
Beijoss

(Responder)

Nunih Reply:

@Huiana, hauahuahua
Se eles já tem a manha melhor ainda, pq o ruim de aprender a comprar lá fora é viciar e sempre querer mais.
Aí sempre vem aquelas faturas monstras do cartão ahauauha

(Responder)


Franci Pacheco @ 28.08.2012

Super esclarecedor esse post!

(Responder)


Tassi @ 28.08.2012

Adorei seu post! Já compro pelo ebay e por lojas dos EUA faz tempo, mas é sempre bom informar quem está começando… achei legal você ter falado várias vezes que não é culpa da coitada da loja/vendedor do ebay XD. Tem muita gente que fica enchendo o saco dos coitados dos vendedores e, no fim, eles deixam de entregar pro Brasil… aí dificulta a nossa vida =/

(Responder)

Nunih Reply:

@Tassi, Eu tenho um ódiozinho de gente que fica reclamando sem a loja/vendedor ter culpa.
Já tive vários vendedores que pararam de enviar pra cá por conta disso, fora algumas lojas também. Triste.
Eu não tiro a razão quando a culpa é da loja, mas demora na entrega, nunca é da loja hehehe

(Responder)


Joara @ 28.08.2012

Quem quer comprar em lojinhas internacionais P R E C I S A ler esse post. Extremamente esclarecedor 😉

(Responder)


helo @ 28.08.2012

Tem uma coisa que vc nao falou…pra onde vao as encomendas perdidas? Eu tenho certeza que vai tudo pra ilha de Lost. Pior, seja qual for o personagem ( acho que eh aquele do Rodrigo Santoro…) tem predileçao por deborah lippman.Tem alguem la que esta usando um lady sings the blues meu. Comprei em fevereiro e estava esperando ate mes passado quando resolvi dizer pro vendedor que nao chegou e ele reembolsou . Mas sempre peenso:sera que foi roubado?perdido?nao enviado?? Sei que agora prefiro comprar de lojas, pego varias coisas e o pacote vem maior, mais dificil de sumir do que um pacotinho com so um esmalte :/

(Responder)

Nunih Reply:

@helo, ahuahuahuhuaa
É Helo, infelizmente as encomendas perdidas ficam em alguma ilha de Lost entre a RF e os Correios hehehee
Quando não tem rastreio não tem como saber, eu já tive uma encomenda perdida com vários esmaltes =(

(Responder)


Thay @ 28.08.2012

Nunca fiz compra internacional online. Eu preciso ter um cartão internacional né? O meu não é, preciso tirar um, sempre quis comprar pelo ebay, acho umas coisas tao baratinhas, mas sempre fico com medo de pagar caro com o frete e os impostos.

(Responder)

Joara Reply:

@Thay, Precisa de cartão internacional, sim, Thay =)

(Responder)

Nunih Reply:

@Thay, Faz um Thay, se você já usa cartão não vai sentir diferença, nem mesmo nas taxas da operadora.
Dos próprios bancos mesmo, ou de outras operadoras como Dinners, Amex…

(Responder)


Elaine P. @ 28.08.2012

Parabéns pelo post, queridas, bastante esclarecedor.

(Responder)

Nunih Reply:

@Elaine P., Obrigada 😉

(Responder)


Juliana Vidigal @ 29.08.2012

Excelente post, é sempre bom tirar essas dúvidas.

Aguardo ansiosamente a lista de sites para comprar os esmaltes!

Beijos!

BLOG ESMALTES E MISTURAS
http://www.esmaltesemisturas.com

(Responder)


Byanka @ 02.09.2012

Mais uma louca por esmaltes aquii meninas. Gostaria que vocês postacem varios modelos de unhas decoradas , Amo pintar minhas unhas todos os dias , pena que não tenho tempo.

(Responder)


priscila @ 14.11.2012

nossa..me esclareceu muito…queria dicas de sites de compras de sua confiança…sites que vc ja comprou

(Responder)

Nunih Reply:

@priscila, Oi Priscila, dá uma olhada nesse post aqui
http://clubedasesmaltadas.com.br/2012/08/onde-comprar-esmaltes-importados/
Fiz uma lista de lojas que já comprei e que conheço =)

(Responder)


catarina @ 11.04.2013

OK… Se vc recusar a encomenda taxada ela volta para o remetente. Mas eis a questão: ele lhe reembolsa?
No meu caso específico, falo da loja ASOS.

(Responder)


Débora @ 04.01.2016

Tudo de bom ainda não pedi mas com essas dicas fiquei .mais segura em pedir bjus

(Responder)