Confira as novidades para o mercado B2B em 2022

Saiba quais serão as tendência para o mercado B2B no ano de 2022 e fique por dentro das novidades do ramo. Confira!

Não dá para fugir: o digital é o foco do ecossistema das empresas B2B, especialmente, quando tratamos do setor de vendas. Afinal, a maioria das novidades deste ano de 2022 estão, de alguma forma, ligadas à tecnologia. O movimento é consequência das mudanças comportamentais que aconteceram nos últimos anos e também da transformação digital.

Desse modo, preparamos uma lista com as 5 principais inovações dos negócios B2B, que são fundamentais para quem adota o modelo!

Inteligência artificial

O recurso humano está ficando para trás na questão de análise de dados e desburocratização das vendas. Isso porque, a ampla utilização de inteligência artificial (IA) nos modelos de negócios facilita grandemente as transações e as qualificações de clientes.

A inteligência artificial possibilita uma maior abrangência e instantaneidade nos resultados, o que diminui a margem de erros. O que é maçante e burocrático para uma pessoa, para a IA, são “apenas” números e dados. Isso está impactando, principalmente, os fornecedores de alimentos.

Personalização e experiência do cliente

Proporcionar uma boa experiência para o cliente é chave para fidelizar um público. Além da repercussão que ele gera para o seu produto, é uma forma de perpetuar a reputação positiva da empresa.

Bom, até mesmo no modelo B2B, em que os clientes são empresas, o intermediário é uma pessoa. E toda pessoa gosta de se sentir especial. No contexto em que estamos inseridos, sentir-se especial é ter um produto ou serviço que parece (pelo menos) personalizado para você. Muitas plataformas de compras já pensam assim.

Omnicanal na comunicação

O modelo de marketing omnicanal visa unificação da experiência do cliente com o produto, mesmo se ele for encontrado em canais distintos. Na prática funciona assim: caso o cliente entre em contato com o seu produto em locais diferentes, o impacto será o mesmo. 

Já é uma estratégia bastante usada pelo mercado B2B a fim de padronizar os conteúdos apresentados. Em comércios como mercearia principalmente.

Criação de Open Banking

O compartilhamento de dados dos consumidores entre os bancos mudou bem. Agora, é necessário desenvolver propostas mais adequadas ao perfil de cada consumidor, com taxas e produtos mais benéficos. Com ferramentas como o PIX e as vantagens do Open Banking, todas as empresas podem criar suas próprias soluções financeiras e meios de pagamento.

O mobile cada vez mais presente

O e-commerce, ao invés do comércio físico, ganha o mundo cada vez mais. E o mobile se destaca aqui. Conforme um relatório da Adjust, ferramenta de mensuração de marketing mobile, o Brasil apresenta o segundo maior número de downloads de apps de comércio eletrônico no mundo. Isso mostra a força das compras feitas por celular. 

A CotaBest é um sistema B2B que acompanha todas as tendências do mercado e promete melhorar cada vez mais as relações com os clientes. Sejam empresas, sejam pessoas. Não à toa, somos destaque no setor de bebidas e alimentos, como frios e laticínios.


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