As peças de carro que você precisa conhecer

Veja quais sao as principais autopecas de um carro

É claro que a manutenção de um carro exige diversos gastos e um dos fatores que mais pesam financeiramente são as autopeças, que costumam ter um preço salgado. No entanto, quando você as conhece melhor, dá para ter mais cuidados e até gerar economia.

Por isso, explicaremos a seguir o funcionamento dos cinco principais componentes de um carro!

Filtro de óleo

O filtro de óleo tem como função eliminar resíduos e sujeiras que tentam penetrar no sistema de lubrificação. Revestido por um papel especial, o componente retém as impurezas, preservando o restante das peças de motor.

Desse modo, o filtro precisa ser trocado, comumente, a cada duas mudanças de óleo lubrificante ou pelo número de quilometragem recomendado no manual do seu carro.

Velas de ignição

Localizadas no cabeçote do motor, as velas têm uma tecnologia que conduz a corrente elétrica do transformador até a câmara de combustão. Inflama a mistura de ar e combustível, causando uma alta tensão. 

Quando as velas não funcionam corretamente, há uma certa dificuldade para ligar o veículo e a aceleração também é afetada.

Caixa de câmbio

Por sua vez, a caixa de câmbio de carro se trata de uma peça que objetiva ser um multiplicador de velocidade, podendo ser manual ou automática. Envolve toda a engrenagem que completa o sistema de marcha do seu automóvel, atuando segundo as escalas de velocidade do motor ou multiplicação do torque.

Pistão: uma das autopeças mais importantes

Um item importantíssimo entre as auto peças, o pistão fica nos cilindros e apresenta um formato bem-parecido com um pedal de bicicleta. Sua finalidade é, principalmente, receber a explosão da mistura de ar com combustível, contribuindo para o deslocamento de gases. Isso faz com que a peça passe a força expandida para frente, dando potência ao motor através da energia gerada pela combustão.

Suspensão de carro

Por fim, não poderíamos deixar de falar da suspensão de carro. É o componente responsável pelo sistema de estabilidade do automóvel, afinal, absorve impactos do solo, como buracos, desníveis e objetos na pista. Situada nas rodas, expressa potenciais problemas através de ruídos.

Inseridas no sistema, estão a barra estabilizadora, o pivô, a mola, o amortecedor e o braço oscilante. Todos ficam integrados na suspensão e também respondem aos impactos sofridos. A manutenção preventiva, nesse caso, é o melhor caminho para evitar possíveis perdas em todas essas autopeças.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *