A maioria dos proprietários de carros costumam tratá-los como um membro da família. Ainda assim, é comum que as manutenções preventivas sejam desprezadas, da mesma forma com que ignoramos check-ups médicos, por exemplo. O problema é que o veículo acaba estragando e causando prejuízos, como a necessidade de comprar autopeças.
Veja é tão importante manter o automóvel sempre com as manutenções em dia!
O que é uma manutenção preventiva?
A manutenção preventiva, como o próprio nome sugere, consiste em uma verificação dos itens do carro de forma antecipada. Visa identificar avarias, desgastes e quebras.
A definição do período para que tais verificações sejam feitas não acontece aleatoriamente. Comumente, o manual do veículo apresenta sugestões relacionadas a isso. Elas têm base em estudos de durabilidade das auto peças com referência na médica de uso de determinado modelo.
Benefícios de realizar o check-up do carro
Uma das principais razões para fazer a manutenção preventiva do veículo no tempo adequado é a economia. Afinal, um componente quebrado ou funcionamento inadequadamente não é diagnosticado antes e pode gerar um custo de reparo bem maior posteriormente. Sem falar que isso é capaz de despertar acidentes.
A manutenção preventiva serve, também, para deixar o veículo com as regulagens certíssimas. Dessa forma, o consumo de combustível será menor e você economiza um bom dinheiro ao longo do tempo. Seu carro se tornará menos poluente e o meio-ambiente agradece!
Por fim, ressaltamos que manter tudo em ordem no que diz respeito ao seu automóvel promove uma valorização em casa de revenda. Portanto, guarde os recibos das revisões, para apresentá-los a um potencial comprador.
Partes avaliadas na manutenção preventiva
- Pneus: após uma verificação das condições, é feita a devida calibragem, considerando o tipo de terreno em que o proprietário trafega mais.
- Suspensão: o conjunto da suspensão de carro precisa de atenção constante, pois há um desgaste natural sofrido ao decorrer do tempo. Um veículo com suspensão em más condições fica extremamente desconfortável e pouco seguro.
- Fluido de freios: mais um item que costuma passar batido pelos proprietários. Consiste em um líquido que faz o sistema hidráulico de frenagem funcionar, mas costuma secar, deixando os freios ineficientes.
- Filtros: também é importantíssimo que os filtros de ar e combustível também tenham suas condições analisadas. São peças de motor que devem ser trocadas sempre que necessário.
Claro, existem outras partes do automóvel que passam pelo olhar técnico, como o câmbio de carro. Portanto, quando possível, leve o seu queridinho para um mecânico de confiança.