História da criação do maiô

Veja a historia do maio

Se existe uma peça de roupa que evolui sempre a cada ano que passa, são os itens de moda praia. Isso porque, nenhuma peça foi tão falada e evidenciada ao longo dos anos quanto esses trajes e o maiô, foi um dos primeiros a aparecer e uma das peças que mais agrada muitas mulheres até hoje, pela sua versatilidade e conforto. 

O maiô, dessa forma, é uma peça que vai muito além de um item da moda e que deixa as mulheres mais à vontade em praias e piscinas. Trata-se de um item que possui uma grande história por trás de sua criação, envolvendo evolução da sociedade, respeito à mulher e expressão de estilo, dando a chance do público feminino mostrar cada vez mais sua personalidade. 

Caso você se interesse pelas diversas histórias de moda que estão espalhadas por aí, chegou o momento de saber um pouco mais sobre a invenção do maiô e como esse item tão versátil, chegou a como ele é hoje em dia. Confira:

Maiô: uma peça muito além da moda

As roupas de praia só tiveram suas primeiras aparições em meados do século XIX, conseguindo fazer a natação e banhos em praias algo mais recreativo, pois antes disso, as pessoas se banhavam nuas e, na maioria das vezes, era apenas para limpar um pouco o corpo. Ou seja, não relacionavam muito as praias e rios, por exemplo, para diversão em dias quentes. 

Porém, por mais que essas atividades aquáticas começassem a surgir, as mulheres tiveram que esperar o ano de 1822, para conseguirem ter a chance de colocar um maiô e tomar um banho recreativo em público. Sem contar que, os “maiôs” da época cobriam quase todo o corpo feminino e não eram tão confortáveis como os de hoje em dia. 

Aquela época exigia que essa peça fosse mais parecida com um vestido com calças do que um maiô ou body que conhecemos e usamos atualmente. Naquele século, as mulheres precisavam esconder seus corpos para serem “modestas” e recatadas. 

Por isso que, para chegarmos até onde estamos, com a mulher tendo o direito de usar um biquíni ou maiô tranquilamente, tiveram que passar por muitas situações difíceis antes. 

Evolução da peça

No século XX, a natação começou a se tornar um espaço significativo, por passar a participar das olimpíadas, por isso, as pessoas começaram a perceber que a linha de roupas de banho da época, eram projetadas sem uma funcionalidade em mente. Por isso que, à medida que o esporte aquático crescia, os trajes de banho passavam a se tornar mais confortáveis e menos pesados.

Isso porque, facilitaria a locomoção dos nadadores profissionais, mas competições mundiais e, automaticamente, daria uma certa abertura para estilos diferentes dessas peças em um futuro próximo. Porém, no ano de 1905, Annete Kellerman, a primeira mulher a tentar cruzar o Canal da Mancha nadando, foi detida por indecência devido ao seu traje, que parecia mais com o maiô regata atual. 

Porém, somente em 1910, as roupas de banho femininas passaram a ser algo menos restrito e, a partir disso, as mulheres passaram a ter um pouco de liberdade na hora de escolher um bom modelo de maiô, mais cavado e que mostrasse mais o corpo.  

Décadas de 20, 30, 40 e 60

Com as conquistas femininas ao longo dos anos, com as mulheres garantindo mais espaço em diversas situações, sejam trabalhistas ou na vida pessoal, as peças de praia também evoluíram. Nessa época, os maiôs passaram a ser encontrados em formatos mais justos, encurtou e passou a ter a cara parecida com os modelos que conhecemos hoje.

Após isso, em 1946, tudo passou a ter ainda mais evolução, com a chegada do francês Louis Réard, criando o primeiro biquíni hot pants, por mais que seu uso não tenha sido generalizado até os anos 60, que foi uma década marcada pelas revoluções nas sociedades mundiais. A partir dali, passou a ser totalmente livre e sem julgamentos utilizar biquínis nas praias. 

A trajetória continua

A partir dos anos 80, os modelos de maiôs começaram a aparecer de forma mais cavada e decotada, trazendo mais sensualidade e liberdade para a mulher nas praias e piscinas. Hoje em dia, existem vários modelos bem bolados, mais sensuais e que passam a personalidade de quem está utilizando a peça. Porém, a trajetória de evolução desse item de praia/piscina segue em evolução.

O desenvolvimento tecnológico aprimorou a qualidade de cores e estampas nos tecidos de roupas de banho. Dessa forma, os maiôs passaram a apresentar uma maior variedade e qualidade nos modelos, fazendo essa peça ser cada dia mais versátil, podendo facilmente ser utilizada durante o verão para se banhar em público, como também no dia a dia com roupas casuais.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *