Diferenças entre mestrado e pós-graduação

Veja a seguir quais as diferenças entre cursos de mestrado e pós-graduação. Leia mais e descubra qual é a melhor opção para você.

Você por acaso saberia explicar qual é precisamente a diferença entre um curso de pós-graduação e de mestrado?

Ambas as modalidades são bastante decantadas em universidades, porém parece que muitas pessoas ainda confundem as duas. Dessa forma, veja a seguir qual é essa diferença e entenda mais sobre a importância das duas na vida de um futuro profissional.

O que é uma pós-graduação?

Os cursos de pós-graduação são, simplificadamente, cursos que podem ser realizados após o término de um curso normal de graduação, ou seja, o ensino superior.

Esses cursos são bastante importantes para ajudar a aperfeiçoar os conhecimentos adquiridos por estudantes já formados. Além de servirem como um diferencial na hora de entrar no mercado de trabalho.

Vale destacar que, com o passar dos anos, especialmente com a chegada da Covid-19, cursos de pós-graduação online passaram a fazer bastante sucesso. Afinal, eles são mais flexíveis, baratos e até mais acessíveis do que uma pós tradicional.

Também é preciso ressaltar que existem dois tipos de pós-graduação: 

  • Stricto Sensu: cursos que estão mais voltados à área acadêmica, sejam eles de pós-graduação em educação EAD e pós-graduação EAD em direito. Nessa área se encontram programas de mestrado, doutorado;
  • Lato Sensu: essa pós se refere a cursos voltados ao mercado de trabalho, como MBAs e especializações.

O que é mestrado?

Como dito anteriormente, um mestrado é apenas um dos tipos existentes de pós-graduação.

Dentre os tipos de programa disponíveis no stricto sensu, os mestrados são os mais recomendáveis para aqueles que desejam adentrar em empregos na área de pesquisas acadêmicas e docência de nível superior.

Outro ponto a se destacar é que o processo seletivo para uma pós de mestrado varia conforme a instituição de ensino, sejam elas de pós-graduação à distância ou tradicionais.

É válido também mencionar que para se adentrar em programas de doutorado, outro tipo de stricto sensu, é necessário ter concluído um mestrado. Além disso, um mestrando deve saber prosseguir em várias linhas de pesquisa e dar aulas relacionadas ao conhecimento adquirido.

Onde fazer esses cursos?

Caso esteja interessado em adentrar cursos de mestrado e outros tipos de pós-graduação, procure uma instituições que sejam confiáveis. O melhor jeito é observar quais foram aquelas certificadas pelo MEC, independentemente se elas oferecem cursos de pós-graduação EAD em libras ou do jeito tradicional. Dessa forma, poderá ter um ensino de ótima qualidade.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *