Tecnólogo x Bacharelado: conheça suas principais diferenças

Conheça as principais diferenças e semelhanças entre ambas modalidades dos cursos de graduação. Saiba mais!

Apesar de se tratarem de cursos de graduação, ambos formatos, tanto bacharelado quanto tecnólogo têm características diferentes, e algumas bases que os aproximam e distanciam do outro.

Para melhor explicar a estrutura, garantias, semelhanças e diferenças entre os cursos de tecnólogo e bacharelado, listamos abaixo suas principais características, garantias e demais informações competentes ao assunto, confira!

Duração e estrutura

Para dar início a nossa lista, é válido começarmos citando a diferença de tempo entre as duas opções de curso de graduação. 

Por serem mais curtos e específicos, os tecnólogos costumam ter entre quatro e seis semestres, sendo consideravelmente mais curtos do que os cursos de bacharelado que podem durar até 10 semestres.

Apesar de diferentes, ambos oferecem a seus alunos uma experiência completa de aprendizado, seja ela completa ou mais específica.

Para exemplificar essa afirmação, podemos usar o caso do curso de administração e a graduação em marketing, apesar de serem derivados um do outro, o bacharelado oferece um contato de forma mais generalista, enquanto o tecnólogo é mais específico. O que prova que apesar de diferentes, ambas opções tem seu valor!

Modalidade

Outro cenário no qual os cursos de bacharelado e tecnólogo se diferenciam, é na modalidade de oferta do curso.

Comumente, os cursos de tecnologia são oferecidos online ou de forma semi-presencial. 

Já os cursos de bacharelado, em sua maioria, são ofertados de forma presencial, em diferentes horários e universidades do Brasil.

Certificação

Apesar de estarmos frisando as diferenças entre os cursos, uma dúvida muito comum entre os estudantes é relacionada a certificação e validade do diploma de um aluno de tecnólogo e de bacharelado.

Independente da duração, ambas opções tratam-se de formações superiores, as quais são reconhecidas pelo mercado da mesma maneira e garantem a seus alunos o mesmo reconhecimento.

Ou seja, tanto o aluno de publicidade e propaganda, quanto o de produção publicitária tem seus diplomas reconhecidos como profissionais graduados em cursos de ensino superior.

Expostas as diferenças, escolha qual opção melhor traduz suas ambições!

Agora que você já sabe quais as diferenças entre as duas modalidades de curso, não deixe de alinhar suas expectativas às tendências de mercado atuais, encontrar uma graduação que lhe faça sentido e então, dedicar-se a sua carreira da melhor forma.

Lembrando que, usando a mesma premissa dos cursos anteriormente citados (administração e marketing), toda formação é válida, o importante é considerar qual das duas opções melhor se encaixará a sua necessidade e desejo como futuro profissional. 

Dito isso, fica nosso desejo de que sua jornada seja de sucesso e que a escolha do formato de seu curso facilite para que suas ambições profissionais sejam alcançadas. Bons estudos!


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *