O curso de Relações Públicas forma profissionais responsáveis pela construção, promoção e preservação da imagem e reputação de empresas, marcas e instituições, por meio de projetos de comunicação, tanto com o público interno quanto o externo. Suas estratégias afetam a dinâmica das organizações por conta da criação da identidade e da imagem corporativa.
O curso desenvolve uma visão estratégica com foco nos negócios e na responsabilidade social, além de tornar o aluno capaz de elaborar políticas de relacionamento entre as organizações e o público.
Sobre o curso
O curso de Relações Públicas apresenta disciplinas da área da comunicação, como, por exemplo: Comunicação Organizacional, Comunicação Pública e Assessoria de Comunicação. Além disso, oferece aulas envolvendo temas da área da Administração, como: Economia, Marketing e Teorias da Administração.
O que se aprende
O aluno do curso de Relações Públicas aprende a:
- Elaborar um plano de comunicação corporativa que visa prevenir, gerenciar e administrar crises;
- Criar, manter e promover uma opinião e imagem pública favorável de empresas, instituições, órgãos governamentais ou pessoas;
- Compor diferentes públicos de interesse de uma empresa e estabelecer o relacionamento e o intercâmbio de informações entre uma instituição e seus diversos públicos;
- Possuir a mesma preocupação com os públicos externos e o público interno da instituição;
- Desenvolver trabalhos focados em levantar e analisar dados de opinião pública e mercado em relação à imagem da instituição trabalhada;
- Estabelecer canais para o contínuo diálogo com líderes de opinião, sempre fundamentando o discurso com fatos, números e, quando possível, com o endosso independente de terceiros.
Vantagens no mercado
O profissional de Relações Públicas atua elaborando estratégias de comunicação em grandes empresas, organizações públicas, terceiro setor e agências de comunicação, além de prestar assessoria para pessoas públicas.
Ao considerar que a sobrevivência das organizações depende, cada vez mais, da imagem alcançada junto aos seus diferentes públicos, e a importância que as mídias sociais vem ganhando na construção da imagem corporativa, o trabalho do relações públicas tem se tornado cada vez mais necessário e seu campo de atuação mais abrangente, inclusive na internet.