Cervejas e bebidas alcoólicas e sua relação com a saúde

Você é daquelas pessoas apaixonadas por cerveja? Então, confira as calorias das principais cervejas e descubra qual a melhor para a sua dieta!

Comumente, encontramos na internet artigos de nutricionistas alertando os malefícios para a saúde, em relação ao consumo de bebidas alcoólicas. Apesar deste ser um fato, não precisamos excluir definitivamente o álcool, como a cerveja de nossas dietas. Quando entendemos a quantidade de calorias que cada categoria de bebida apresenta, conseguimos desfrutar, mas com moderação!

Dietas restritivas e o consumo de cerveja

Atualmente, com os avanços dos estudos na área da saúde, conseguimos entender melhor que nem sempre uma mesma dieta fará bem para qualquer pessoa, afinal, devemos considerar diversos pontos como: doenças pré-existentes e falta de nutrientes de cada indivíduo. Mesmo assim, hoje os nutricionistas conseguem propor aos seus pacientes dietas bem menos restritivas, podendo, sim, incluir consumo de bebidas alcoólicas (com moderação), como as cervejas menos calóricas. 

Cervejas X objetivos alimentares

Mesmo com os fatos descritos acima, devemos sempre considerar que nenhuma cerveja, ou melhor, qualquer bebida alcoólica é considerada ideal, principalmente quando falamos sobre emagrecimento, portanto, caso você não consiga abdicar da bebida mais amada do Brasil, o recomendado é reduzir consideravelmente. 

Porque muitos nutricionistas não são a favor do consumo da cerveja?

Não precisamos de nenhum apontamento médico para saber que a cerveja provoca a sensação de inchaço, não é mesmo? Isto ocorre por conta da junção da quantidade de calorias e carboidratos que compõem a bebida. Mas, felizmente, existem opções mais suaves e até mesmo sem álcool, como a categoria puro malte, que não apresenta trigo ou seus derivados em sua composição.

Calorias das principais cervejas que encontramos no mercado

Fique atento à tabela nutricional, ao aprender a ler o rótulo é possível identificar os nutrientes presentes na composição, sendo fundamental para não ultrapassar o consumo de calorias diárias, teor alcoólico e outros alimentos que você possa evitar em sua dieta, impactando em sua alimentação. Confira as descrições abaixo, referente a 1 lata de cada marca mencionada:

  • Skol = 148 kcal;
  • Brahma = 151 kcal;
  • Brahma duplo malte = 140 kcal;
  • Heineken = 149 kcal;
  • Budweiser = 156 kcal;
  • Corona = 149 kcal;
  • Amstel = 133 kcal;
  • Amstel ultra = 71 kcal;
  • Becks = 138 kcal;
  • Spaten = 147 kcal. 

Benefícios do consumo de cerveja para a saúde

Sabemos que o consumo excessivo do álcool traz também como malefícios a redução da atividade no sistema nervoso central, entretanto, existem alguns estudos que comprovam que a cerveja quando consumida com moderação, pode trazer benefícios para o coração. Neste contexto, podemos compreender que com alimentação balanceada é possível incluir tudo que sentirmos vontade, desde que haja o acompanhamento profissional.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *