Gorduras X colesterol

Saiba como fazer uma alimentação adequada para quem tem colesterol, conheça também quais alimentos devem ser evitados e dicas de alimentação!

Comumente ouvimos sobre os benefícios dos cuidados com a alimentação, visando a prevenção de doenças. O colesterol, por exemplo, afeta milhares de pessoas, ocasionando o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, em decorrência do excesso de gorduras nas refeições das dietas. Quando trazemos alguns dados do Ministério da Saúde, devemos ter ainda mais atenção, tendo em vista, que quatro em cada dez pessoas no Brasil, possuem alteração nos níveis de colesterol.

Alimentação com menos gorduras para colesterol alto

Atualmente, diversas dietas encontradas na internet são recomendadas como as melhores, entretanto, cada pessoa possui suas particularidades, pensando em vitaminas e minerais. Sendo assim, é o profissional nutricionista quem deve orientar os pacientes em como elaborar sua dieta, pensando também nas melhores substituições. Porém, quem sofre com colesterol alto deve ter uma alimentação baixa em gorduras, diminuindo alimentos industrializados e carnes gordurosas.

Quais são os piores alimentos, além das carnes gordurosas para o colesterol alto?

Como dito anteriormente, o nutricionista é o melhor profissional para recomendar quais alimentos devem ou não serem consumidos, considerando as particularidades de cada indivíduo. Mas, a lista abaixo refere-se aos alimentos padrões que devem ser consumidos com moderação por todos, enfatizando as pessoas diagnosticadas com alto colesterol. 

  • Laticínios: maioneses, margarinas e manteigas;
  • Banha de porco e alimentos embutidos;
  • Alimentos industrializados e açucarados;
  • Frituras e empanados;
  • Queijos amarelos. 

Dicas de alimentação para melhorar o colesterol

Há diversos fatores que podem implicar a quantidade de colesterol bom e ruim em nosso organismo como, a genética, hábitos alimentares e prática de esportes. Sendo assim, consideramos algumas dicas importantes para você incluir em sua rotina, pensando em diminuir o colesterol ruim e aumentando o colesterol bom. 

Alimentação variada em legumes e frutas

Elaborar pratos coloridos para as refeições, ricos em alimentos naturais como frutas, verduras e legumes é uma ótima opção, pensando em reduzir gorduras e melhorar a saúde do coração. 

Escolher gorduras boas

Quando falamos em reduzir as gorduras, não significa ser totalmente, afinal, nosso corpo precisa de energia. Sendo assim, é preciso saber escolher quais as melhores opções para não afetar a saúde. Exemplos de gorduras boas: azeite extra virgem, abacate, sementes e oleaginosas. 

Aumento do consumo de fibras e diminuição do álcool

O consumo de fibras é um ótimo aliado contra o colesterol alto, portanto, conheça algumas: cereais integrais, aveias, verduras cruas, legumes, frutas e feijão. Além, do consumo moderado de bebida alcoólica, pode diminuir os riscos de problemas cardíacos.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *